-
Arquitetos: Affleck de la Riva architects
- Área: 256 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Alexandre Parent
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Slate foi concebida como uma instalação in situ que revela uma paisagem preexistente. Considerada como uma reconfiguração completa da área, o projeto utiliza a residência como um dos componentes de um todo maior.
Situada em Laval, subúrbio de Montreal, o espaço é um terreno residual em uma nova subdivisão de terras históricas. O projeto mantem as características anteriores a esta divisão, incluindo topografia natural, um pequeno córrego e um bosque de caducifólios maduros.
Rodeado por lotes cujos terrenos foram modificados para construir moradias, o projeto propõe uma alternativa: a conservação e melhora da paisagem histórica do local e a reafirmação da memória territorial e agrícola.
A Residência está em agudo contraste com as moradias das vias que a rodeiam. Orquestrando um descobrimento progressivo da rua suburbana até o pátio interior do bosque e o córrego, a residência é um oásis protegida em um entorno campestre único. Dois volumes ortogonais emolduram o pátio e a mudança natural da rua até o córrego, servindo para deslizar o pavimento inferior abaixo do nível principal. Ambos pavimentos abrem-se lateralmente em direção ao pátio, ao córrego e a o sol sudoeste.
O programa é marcado por suas acomodações únicas de estar que incluem uma ampla garagem, um espaço para a coleção de automóveis antigos e um completo apartamento de hóspedes. Situado no térreo, este espaço abre-se diretamente ao pátio, enquanto a área de estar acima está conectada a uma galeria de madeira e uma piscina.
A construção exterior combina telhas de ardósia natural instaladas através de métodos tradicionais de montagem com vidro plano e aberturas de alumínio. Comumente encontrada na arquitetura religiosa tradicional, a ardósia artesanal se expressa aqui como um material contemporâneo.
A residência Slate integra características sustentáveis como geotérmica e a calefação solar passiva, a coleta de água natural, a vegetação com espécies locais e acessórios elétricos de baixo consumo. Ao participar generosamente em sua paisagem, a residência inicia uma conexão fundamental entre o habitante e a história e cultura do lugar.